Sunday, March 3, 2013


Diário de uma Au Pair: As crianças me perguntaram sobre  Morte.

 

Foi com certeza um dos assuntos mais chatos que tive que lhe dar com as kids, porque foi em um momento bem difícil. Essa dúvida surgiu nas crianças, após a tragédia que aconteceu em Santa Maria, um dos coleguinhas contou o ocorrido para uma das crianças, e por eu ser brasileira, elas vieram me perguntar o que aconteceu e se eu haviado perdido algum amigo.

Nunca me havia deparado com uma situação tão dificil em explicar de forma coerente, sincera, porém com a leveza e pureza que uma criança pede. O que me veio a mente foi contar o ocorrido de uma forma simples e leve, porém mantendo a pureza de uma forma bem simples, disse que todas aquelas pessoas viraram estrelas, e sentei com ela olhando para o céu. Disse:” você viu como o céu está lindo essa noite, todo estrelado,  são todas aquelas pessoas.” E usei pessoas que ela já conhecia, porém que não estavam mais entre nós, por exemplo o vovô que faleceu há um tempo, e disse que ele estava lá também, sempre olhando por ela e assegurando que tudo ficasse bem.

Parei e pensei se havia feito a coisa certa, porque realmente nunca tinha me dado com isso, não tenho filhos e nunca uma criança me perguntou isso antes, simplesmente lembrei da forma como minha família sempre lhe deu com essa situação. Após muitas pesquisas da melhor forma em como responder a esse tipo de pergunta, cheguei a conclusão que foi a melhor coisa. Temos que agir com honestidade, fazendo a criança entender que a pessoa que faleceu, não está mais entre e não vai voltar, que ela não vai poder vê-la novamente. Mas que a presença e as saudades sempre vão estar ali. Por isso a forma de tranforma-las em estrelas, ajuda a compreender que a morte não necessariamente precisa ser triste, e pode ser tornar mesmo que na dor, uma coisa amena de conviver e uma linda saudades...

 

Dica: Para que as crianças entendam o ciclo da vida, é bem interessante trabalhar com plantas. Faça com que ela plante um pézinho de feijão no algodão, cuide, veja ele nascer, crescer e morrer. De uma maneira bem simples, ela vai viver esse ciclo e ficará mais fácil em entender.

 

P.S.: Esse post é em homenagem a todas lindas estrelas de Santa Maria, em especial, para a mais linda, meu amigo Hélio que fez minha jornada irlandesa ser mais legal...

No comments:

Post a Comment